Integrado na iniciativa WeChangers, foi criado um vídeo que reflecte a beleza imensa da nossa região centro incluindo Viseu e algumas aldeias históricas.

Viseu, Sé Catedral
Com destaque no no site Viagens Sapo, este vídeo demonstra a beleza da nossa zona do país com enúmeros encantos e paisagens de perder de vista.
Viseu e as Aldeias Históricas representam muito para muitas pessoas: uma terra de vinhos elegantes; vilas históricas perdidas no tempo; castelos no topo da montanha; cidades vibrantes repletas de arte e cultura, festivais e óptima gastronomia; beleza natural crua; pessoas hospitaleiras e um local onde podemos ligar o passado com o presente.
Estes são alguns dos segredos que têm feito sorrir os visitantes desta região única de Portugal. Segredos à espera de serem descobertos também por si.
Embarque nesta viagem pelo Centro de Portugal e conheça os encantos de Viseu, das Aldeias Históricas e dos cenários únicos que compõem esta região.
Veja o Vídeo:
Beira Alta
A Beira Alta é muitas coisas para muitas pessoas, uma terra de vinhos elegantes, vilas históricas perdidas no tempo, castelos no cimo de montanhas, cidades vibrantes e cidades com arte e cultura, festivais e gastronomia sem igual, beleza natural ainda em bruto, pessoas acolhedoras e muito mais constituindo um quadro onde podemos ligar o passado ao presente.
A Beira Alta está repleta de segredos naturais à espera dos viajantes que os vão descobrindo, quem visita a Beira Alta nunca mais se esquece da nossa região.
A Beira Alta, situada na zona nordeste da região Centro de Portugal, abriga alguns dos cenários mais espectaculares do nosso país.
Planaltos intermináveis, montanhas cobertas de cascalho amadas por muitos caminhantes e amantes dos desportos de aventura, vales e rios com muita fauna e flora onde voam águias e abutres, aldeias antigas com castelos, muralhas e outras estruturas de protecção que ajudaram a construir o início da história do nosso país.
Aldeias Históricas do Centro de Portugal
As zonas urbanas do centro de Portugal são maioritariamente pequenas e encantadoras aldeias no meio de montes que remontam ao início da história portuguesa.
Locais mais próximos da fronteira com o nosso país vizinho, Espanha, provaram ser estrategicamente importantes na preservação da paz e na protecção do nosso povo.
Aldeias como Trancoso, Marialva, Castelo Rodrigo e a bela cidade fortificada em forma de estrela de Almeida, são testemunhas vivas do passado português.
Viseu

Painel de azulejos no centro de Viseu
Viseu, a capital do nosso distrito, é uma cidade de luz e cultura, de facto, a vida nesta cidade é tão agradável que foi eleita duas vezes ‘O melhor lugar para se viver em Portugal’.
É uma cidade de museus, Igrejas e Catedrais, restaurantes com uma das melhores experiências gastronómicas do país, elegantes calçadas, imensos jardins espalhados pela cidade, galerias e festivais emblemáticos como os ‘Jardins Efémeros‘ e a ‘Feira de São Mateus‘.
Os Jardins Efémeros enchem a cidade de vida através de uma combinação de arte de rua, performances musicais e teatrais, inumeros eventos que expõem a noção de responsabilidade social, este festival atrai atrai cerca de 100.000 visitantes para a cidade.
Conhecida como Feira Franca, actualmente a mais antiga feira de toda a Península Ibérica, é uma feira franca com mais de 600 anos de história que se realiza na cidade de Viseu, Portugal, e teve o seu início em 1392.
Feira de São Mateus

Feira de São Mateus, Logotipo
Presentemente, a Feira de São Mateus, é ponto obrigatório nas festividades em Portugal, ocupando uma área de 18 000 m² estando presentes centenas de expositores e feirantes representando todos os sectores de actividade, tendo já adquirido o estatuto de a mais antiga de toda a Península Ibérica. É de destacar também o aspecto cultural da feira, com a apresentação ao vivo de vários grupos e artistas, entre vários outros espectáculos e animação, durante a sua duração.
Este ano (2014) estão presentes cerca de 400 restaurantes, 280 expositores e mais de 60 espectáculos que se irão realizar ao longo de toda a feira.Nos primeiros 3 dias a feira contou com mais de 60.000 visitantes que tiveram a oportunidade de encontrar uma feira com muitas novidades.
Saiba mais sobre a Feira de São Mateus aqui.
Créditos:
Edição: Nelson Carvalheiro
Imagens: Luis Graciano
Ideia e storytelling: WeChangers, com base neste vídeo