0

Centro de Portugal, Viseu e Aldeias Históricas

Integrado na iniciativa WeChangers, foi criado um vídeo que reflecte a beleza imensa da nossa região centro incluindo Viseu e algumas aldeias históricas.

Viseu, Sé Catedral

Viseu, Sé Catedral

Com destaque no no site Viagens Sapo, este vídeo demonstra a beleza da nossa zona do país com enúmeros encantos e paisagens de perder de vista.

Viseu e as Aldeias Históricas representam muito para muitas pessoas: uma terra de vinhos elegantes; vilas históricas perdidas no tempo; castelos no topo da montanha; cidades vibrantes repletas de arte e cultura, festivais e óptima gastronomia; beleza natural crua; pessoas hospitaleiras e um local onde podemos ligar o passado com o presente.

Estes são alguns dos segredos que têm feito sorrir os visitantes desta região única de Portugal. Segredos à espera de serem descobertos também por si.

Embarque nesta viagem pelo Centro de Portugal e conheça os encantos de Viseu, das Aldeias Históricas e dos cenários únicos que compõem esta região.

Veja o Vídeo:

Beira Alta

A Beira Alta é muitas coisas para muitas pessoas, uma terra de vinhos elegantes, vilas históricas perdidas no tempo, castelos no cimo de montanhas, cidades vibrantes e cidades com arte e cultura, festivais e gastronomia sem igual, beleza natural ainda em bruto, pessoas acolhedoras e muito mais constituindo um quadro onde podemos ligar o passado ao presente.

A Beira Alta está repleta de segredos naturais à espera dos viajantes que os vão descobrindo, quem visita a Beira Alta nunca mais se esquece da nossa região.

A Beira Alta, situada na zona nordeste da região Centro de Portugal, abriga alguns dos cenários mais espectaculares do nosso país.
Planaltos intermináveis, montanhas cobertas de cascalho amadas por muitos caminhantes e amantes dos desportos de aventura, vales e rios com muita fauna e flora onde voam águias e abutres, aldeias antigas com castelos, muralhas e outras estruturas de protecção que ajudaram a construir o início da história do nosso país.

 

Aldeias Históricas do Centro de Portugal

As zonas urbanas do centro de Portugal são maioritariamente pequenas e encantadoras aldeias no meio de montes que remontam ao início da história portuguesa.

Locais mais próximos da fronteira com o nosso país vizinho, Espanha, provaram ser estrategicamente importantes na preservação da paz e na protecção do nosso povo.
Aldeias como Trancoso, Marialva, Castelo Rodrigo e a bela cidade fortificada em forma de estrela de Almeida, são testemunhas vivas do passado português.

 

Viseu

Painel de azulejos no centro de Viseu

Painel de azulejos no centro de Viseu

Viseu, a capital do nosso distrito, é uma cidade de luz e cultura, de facto, a vida nesta cidade é tão agradável que foi eleita duas vezes ‘O melhor lugar para se viver em Portugal’.
É uma cidade de museus, Igrejas e Catedrais, restaurantes com uma das melhores experiências gastronómicas do país, elegantes calçadas, imensos jardins espalhados pela cidade, galerias e festivais emblemáticos como os ‘Jardins Efémeros‘ e a ‘Feira de São Mateus‘.

Os Jardins Efémeros enchem a cidade de vida através de uma combinação de arte de rua, performances musicais e teatrais, inumeros eventos que expõem a noção de responsabilidade social, este festival atrai atrai cerca de 100.000 visitantes para a cidade.

Conhecida como Feira Franca, actualmente a mais antiga feira de toda a Península Ibérica, é uma feira franca com mais de 600 anos de história que se realiza na cidade de Viseu, Portugal, e teve o seu início em 1392.

 

Feira de São Mateus

Feira de São Mateus, Logotipo

Feira de São Mateus, Logotipo

Presentemente, a Feira de São Mateus, é ponto obrigatório nas festividades em Portugal, ocupando uma área de 18 000 m² estando presentes centenas de expositores e feirantes representando todos os sectores de actividade, tendo já adquirido o estatuto de a mais antiga de toda a Península Ibérica. É de destacar também o aspecto cultural da feira, com a apresentação ao vivo de vários grupos e artistas, entre vários outros espectáculos e animação, durante a sua duração.
Este ano (2014) estão presentes cerca de 400 restaurantes, 280 expositores e mais de 60 espectáculos que se irão realizar ao longo de toda a feira.

Nos primeiros 3 dias a feira contou com mais de 60.000 visitantes que tiveram a oportunidade de encontrar uma feira com muitas novidades.

Saiba mais sobre a Feira de São Mateus aqui.

Créditos:

Edição: Nelson Carvalheiro
Imagens: Luis Graciano
Ideia e storytelling: WeChangers, com base neste vídeo

José Rodrigues

Show Comments»