0

Coro Mozart de Viseu

Coro Mozart de Viseu

Coro Mozart de Viseu, actuação na Feira de São Mateus 2014

Coro Mozart de Viseu, actuação na Feira de São Mateus 2014

Conscientes da necessidade de favorecer o aparecimento de um Coro Juvenil que, no seu registo (e nos seus objectivos), viesse a constituir uma referência a nível regional e nacional, José Carmo e Dionísio Vila Maior colocaram em prática os princípios de um projecto inovador, fundando, em 2006, aquele que já é um coro de referência — com extraordinário aplauso, aliás, de vozes críticas internacionais.

Tendo tido o incentivo e o apoio da Câmara Municipal, e sendo seu patrono musical Wofgang Amadeus Mozart, o Coro Mozart nasce na cidade de Viseu, e é actualmente constituído (ainda na sua vertente infantil e juvenil, e depois de rigorosas audições) por cerca de 80 jovens coralistas entre os 11 e os 17 anos, todos eles alunos de diversas Escolas e Colégios de Viseu.

Ainda que com uma vivência curta, o Coro Mozart rapidamente alcançou distintos prémios musicais, constituindo, hoje, um coro de referência, com aplausos de críticos musicais (norte-americanos, franceses, espanhóis, peruanos, colombianos, polacos, argentinos e italianos) para a qualidade das suas vozes, coreografias e arranjos (vocais e orquestrais) que apresenta. Aplauso esse redobrado nas últimas digressões internacionais realizadas pelo Coro Mozart a França e a Espanha.

Trata-se de um coro juvenil único, interpretando todo o seu reportório (com as orquestrações previamente gravadas) a 4, ou mais vozes, interpretam, inclusivamente, um tema a cappella a 9 vozes.

Desde 2006 que o Coro Mozart realiza o seu Concerto Anual (Concerto Mozart). Já realizaram, por convite, mais de 300 concertos e continuam.

Na sua produção musical contam já com 6 DVD’s.

Coro Mozart de Viseu, capa do DVD 6, Concerto de Gala MOZART VIII

Coro Mozart de Viseu, capa do DVD 6, Concerto de Gala MOZART VIII

Em 2006, o Coro Mozart de Viseu, recebeu o Prémio Anim’arte Produção Artística, conferido pelo GICAV (Grupo de Intervenção Cultural e Artística de Viseu).

Em Dezembro de 2010, venceu o concurso nacional Adré Sardet, promovido pela RFM. No mesmo mês, gravou com o músico André Sardet a música de Natal 2009 “É Natal no Mundo de Cartão”.

O Coro Mozart tem participado, por convite, em diversos Festivais, Comemorações, Concertos; destaque para a sua participação:

· na Fundação Calouste Gulbenkian (em 2 de Novembro de 2010) [no âmbito do Congresso Internacional das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal];
· numa tournée a Paris, com Concertos realizados na Igreja de Sacré-Coeur de Gentilly (Gentilly [Paris], a 17 de Abril de 2011) e no Hôtel de Ville de Marly-Le-Roi (Marly-Le-Roi [Paris], a 19 de Abril de 2011), e com um Stree Concert realizado na Notre Dame de Paris (a 18 de Abril de 2011);
· numa tournée a Espanha (2012);
· numa tournée a França e Andorra (2013), em representação de Portugal, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, para as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril;
· num concerto para o evento TED X Viseu (em 26 de Novembro de 2011);

· na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (em 6 de Setembro de 2010);
· Concerto transmitido pela Regiões TV, na estreia do projeto deste canal televisivo em Viseu (noite de 24 de Dezembro de 2010);
· no Festival de Primavera — integrado nas Comemorações dos 900 Anos do nascimento de Afonso Henriques — onde atuou com a Orquestra Filarmonia das Beiras (Junho de 2009), juntamente com os Coros Adultos Mistos de Viseu;
· no I Festival de Música Clássica da Covilhã, organizado pela Banda Sinfónica da Covilhã (Abril de 2009);
· na Casa Santa Clara – Auditório das Irmãs Concepcionistas, no Congresso Internacional dos 500 Anos da Ordem da Imaculada Conceição (Fátima; 15 de Outubro de 2011)
· nas 15ª e 16ª Galas dos Prémios Anim’Arte (Junho de 2007 e Junho de 2008, respetivamente);
· na sessão de Encerramento da Reunião Nacional da Associação Nacional de Municípios (Dezembro de 2009).
· num Concerto no Anfiteatro da ACERT, encerrando a cerimónia de atribuição dos Diplomas aos Alunos de Mérito do Concelho de Tondela (Tondela; 18 de Setembro de 2011)
· num concerto do dia de Reis, no Auditório Municipal do Sabugal (8 de Janeiro de 2011)
· em diversos Encontros de Coros (São Pedro do Sul [Cine Teatro da cidade], Bragança [Auditório do NERBA], Oliveira de Frades [Igreja da Nossa Senhora da Conceição]);
· nas Comemorações do Dia Europeu da Música, organizadas pela FNAC, em Viseu (Junho de 2010);
· na Grande Noite de Fado, realizado no Pavilhão Multiusos, em Viseu (Dezembro de 2008);
· na receção à Seleção Portuguesa de Futebol (Maio de 2008);
· no Natal dos Hospitais (Dezembro de 2008);
· num Concerto promovido pela Universidade Católica (Maio de 2007);
· no encerramento do Dia da Misericórdia, organizada pelas Misericórdias, de Viseu (Novembro 2011);
· no encerramento da Semana Distrital de Viseu 2008, organizada pela Ordem dos Enfermeiros;
· no programa Viseu Naturalmente, organizado pela Câmara Municipal de Viseu (9 de Julho de 2011);
· num Concerto de Solidariedade para com o Haiti (Fevereiro de 2010).
. em diversos concertos por si organizados, com a participação de diversos grupos convidados (Coro Misto do Conservatório de Viseu, Coro de Câmara do Conservatório de Viseu, Orquestra de Cordas do Conservatório de Viseu, Coral Cluny Vox, Coro Lopes Morago, Grupo Coral de Abraveses, Coral Juvenil Sílvia Marques de Mortágua, Grupo Coral do Colégio Salesiano de Poiares, Coral Cardes, Chorus CDS de Lisboa, Indo Eu, Infantuna, Musicando entre outros).
.no encerramento do Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenil (24 de Maio de 2013).
no encerramento do Encontro Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora (24 de Fevereiro de 2013).
. no encerramento das CCIV Jornadas de Enfermagem.
. na Feira de São Mateus 2014 em Viseu (25-08-2014).

E em muitos mais concertos que realizam todos os anos.

 

Coro Mozart de Viseu na Feira de São Mateus Viseu, 25-08-2014

Coro Mozart de Viseu na Feira de São Mateus Viseu, 25-08-2014

Repertório

O seu reportório encontra-se variavelmente distribuído por um conjunto de músicas, compositores, autores, grupos bem conhecidos.

O repertório, quase todo acompanhado por orquestrações previamente gravadas em estúdio, abrange um vasto leque de músicas seleccionadas de forma prudente e rigorosa, procurando-se, com isso, conciliar a tradição e a modernidade em diferentes registos:

– Clássico
– Música ligeira portuguesa
– Música popular portuguesa
– Fado
– Gospel
– Musica hall
– Pop e Rock
– Música Popular francesa
– Música popular russa
– Jazz
-Blues

etc…

 

Coro Mozart de Viseu no Adro da Sé de Viseu

Coro Mozart de Viseu no Adro da Sé de Viseu

Alguns Vídeos do Coro Mozart de Viseu




 

Fontes:

WebSite do Coro Mozart de Viseu

Youtube

Eu Amo Viseu

Eu Amo Viseu é uma página criada com o objectivo de divulgar o distrito de Viseu. Não só a cidade de Viseu mas todo o distrito. Para isso contamos com a ajuda dos nossos fãs esperando que nos enviem fotografias, cartazes, e toda a infomação que acharem importante sobre as suas zonas de residência. Desta forma pretendemos criar um comunidade de grande dimensão no nosso distrito que esteja sempre a par de actividades, noticias, eventos, conheça os locais mais bonitos da região e muito mais.

Show Comments»