1

Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, ganhou terceiro prémio europeu Excelência

Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, ganhou terceiro prémio europeu Excelência

Mais um prémio para a região de Viseu, desta vez para a Ecopista do Dão.

Ecopista do Dão, Viseu - Fotografia Vasco Soares Ribeiro

Ecopista do Dão, Viseu – Fotografia Vasco Soares Ribeiro

 

“A Ecopista do Dão, que atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, recebeu quinta-feira à noite o terceiro prémio europeu na categoria Excelência.

Os Prémios Europeus de Ecopistas, que são promovidos de dois em dois anos pela Associação Europeia de Vias Verdes, foram entregues pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu.

A Ecopista do Dão, que representou um investimento de cinco milhões de euros, recebeu o terceiro prémio Excelência, ex-aequo com a ecopista Vasco Navarro, de Espanha.”

 

Ecopista no descampado, Carriços, Viseu - Fotografia AJFAlmeida

Ecopista no descampado, Carriços, Viseu – Fotografia AJFAlmeida

“Ecopista do Dão, no meio da natureza

A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.
A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Paiva. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza.
Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser muito bonita, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos, mas também algumas vinhas, campos cultivados e aldeias, e mais longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e sobre a Serra da Estrela a sul.

É fácil de percorrer de bicicleta ou a pé, pois não tem subidas significativas e tem um pavimento firme, cimentado, liso e confortável, que é pintado azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Todela e vermelho em Viseu.
Dado o seu cumprimento, o excelente pavimento e o facto de não encontrar transito motorizado, esta ecopista é também ideal para treinar para, por exemplo, a maratona.

A Casa de Campo Quinta da Abelenda, está muito bem localizada, junto à Ecopista do Dão (ao Km 47), perto do início desta Ecopista do lado de Santa Comba Dão. A quinta, de 4 hectares, tem duas pequenas casas e uma caravana para aluguer. A partir da Quinta da Abelenda é apenas 200 metros até ao rio Dão / albufeira da Aguieira. Além do alojamento, pode alugar vários tipos de bicicletas, andar a cavalo, e fazer passeios pedestres, entre outros. ”

 

Ash Tags: #Ecopista #EcopistaDoDão #Viseu #PrémioEuropeu

Fontes:

Artigo relacionado: Ecopista do Dão é a maior do país

Eu Amo Viseu

Eu Amo Viseu é uma página criada com o objectivo de divulgar o distrito de Viseu. Não só a cidade de Viseu mas todo o distrito. Para isso contamos com a ajuda dos nossos fãs esperando que nos enviem fotografias, cartazes, e toda a infomação que acharem importante sobre as suas zonas de residência. Desta forma pretendemos criar um comunidade de grande dimensão no nosso distrito que esteja sempre a par de actividades, noticias, eventos, conheça os locais mais bonitos da região e muito mais.

Show Comments»
  • […] Relacionado: Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, ganhou terceiro prémio europeu Excelência Ash Tags: #Ecopista #EcopistaDoDão #Viseu Fonte: Jornal […]