0

Fonte das Três Bicas – Viseu

Fonte das Três Bicas

A Fonte das Três Bicas é um fantástico exemplar de fontanário do século XVIII de estilo barroco e características marcadamente cenográficas.
Está localizada actualmente no largo da Sé Junto à Igreja da Misericórdia de Viseu ao cimo das Escadinhas do Arvoredo. Esta fonte foi transferida em 1805 (segundo a inscrição lateral) da desaparecida Quinta das Bicas, situada a poente do Campo de Viriato e perto do Rio Pavia, onde se encontrava originalmente.

Fonte das Três Bicas - Viseu - Portugal

Fonte das Três Bicas – Viseu – Portugal

A fachada da Fonte das Três Bicas está dividida em três corpos, através de pilastras coríntias a que correspondem três bicas, de configuração floral, e igual número de taças em forma de concha.
Na cornija dois fogaréus ladeiam as armas de reais de Portugal, o remate é composto por um frontão de lanços e pináculos.

 

 

 

Quinta das Bicas

 

Quinta das Bicas é um lugar da freguesia de São José correspondente à antiga localização de uma quinta que durante séculos existiu no local actualmente ocupado pela Feira de São Mateus, o fórum Viseu e parte da Avenida da Europa.

O seu último proprietário foi António Gonçalves da Costa que a cedeu no resultado de uma expropriação.

Desta quinta foi movida para junto da Igreja da Misericórdia de Viseu a fonte do século XVIII que lhe deu nome e que é conhecida como Fonte das Três Bicas.

 

Fontes:

Eu Amo Viseu

Eu Amo Viseu é uma página criada com o objectivo de divulgar o distrito de Viseu. Não só a cidade de Viseu mas todo o distrito. Para isso contamos com a ajuda dos nossos fãs esperando que nos enviem fotografias, cartazes, e toda a infomação que acharem importante sobre as suas zonas de residência. Desta forma pretendemos criar um comunidade de grande dimensão no nosso distrito que esteja sempre a par de actividades, noticias, eventos, conheça os locais mais bonitos da região e muito mais.

Show Comments»