0

Painel de Azulejos do Rossio, Viseu

Painel de Azulejos do Rossio

Este painel de azulejos retrata trajes típicos da região, personagens e cenas da vida quotidiana tradicional, bem como 5 representações de uma torre de um castelo. A parte inferior do painel está preenchida por um friso que representa repetidamente duas plumas. Destacam-se várias figuras enquadradas por molduras decoradas com motivos florais.

Constitui-se como um apelativo painel em tintas azuladas, do azulejo fabricado em Gaia, fazendo o enquadramento da Praça do Rossio e criando uma ambiência festiva e convidativa ao lazer. Joaquim Lopes (1886 – 1956) soube captar neste friso azulejar a vivência própria da cidade e das suas gentes num tempo em que se vivia gostosamente.

Painel de azulejos do Rossio, Viseu

Painel de azulejos do Rossio, Viseu

Tipologia: Cerâmica de revestimento exterior
Data: 1931

Nos anos 20 e 30 do século XX, a Praça da República, vulgo Rossio, foi objecto de diversos melhoramentos, promovidos pelo município e pela Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu, organização local de turismo criada em 1926.

Junto à rampa de acesso à Rua do Soar de Cima, a Comissão de Iniciativa realizou diversas intervenções, com relevo para a balaustrada e candeeiros no actual Jardim das Mães. Em 1930, o muro de suporte da balaustrada apresentava ainda uma face nua, sem valor estético para o conjunto envolvente. Por proposta do Capitão Almeida Moreira, a Comissão de Iniciativa decidiu revestir a «curva do Rossio» com um painel de azulejos artísticos, a cargo do Mestre Joaquim Lopes, reputado pintor e professor da Escola de Belas Artes do Porto.

O Painel, cujos azulejos foram produzidos pela Fábrica do Agueiro (Vila Nova de Gaia), e que inicialmente se destinava a assinalar os pontos de interesse turístico da região, acabou por representar motivos regionalistas como figuras alegóricas do mundo rural beirão e cenas de feira. Foi inaugurado em 13/12/1931, com a sua entrega simbólica pela Comissão de Iniciativa à Câmara Municipal. É hoje um dos principais ícones de Viseu.

 

 

Painel de azulejos do Rossio, Viseu

Painel de azulejos do Rossio, Viseu

 

Memória Descritiva

O painel de azulejos do Rossio deriva do resultado de debates sobre a ocupação do paredão aquando as várias obras a decorrer naquele tempo e no largo do actual Jardim das Mães. Com o objectivo de resultar numa intervenção estética mais digna, a obra foi encomendada a um dos conceituados artistas e docente das Belas Artes do Porto mas com raízes beirãs.

Resultou num painel de grandes dimensões com representação de cenas da vida e gentes beirãs. Além dos motivos iconográficos, três motivos despertaram-me a atenção: a natureza em si, os “costumes” e, mais sutilmente, a passagem do tempo/contextos. São dos motivos mais tratados e representados pelas diferentes disciplinas artísticas (pese embora algumas diferenças) ao longo da História da Arte (remetendo, de certa forma, para o percurso académico de quem idealizou e criou a obra). Na imagem, evoca-se tal facto bem como a passagem do tempo num registo gráfico e propõe-se, a cada um dos observadores, uma tentativa de “completar” as composições a partir do pormenor/fragmento apresentado. Assim, faz-se um convite para deslocarem-se e contrapor a composição “imaginada” por cada um com a real, o monumento em si. É igualmente um apelo à proximidade, para que observem os vários elementos e cenas que compõem o conjunto.

 

Painel de Azulejos do Rossio, Viseu Graciosa, zona do Rossio, Fotografia Elsa Gomes

Painel de Azulejos do Rossio, Viseu Graciosa, zona do Rossio, Fotografia Elsa Gomes

Ash Tags: #Azulejos #PainelDeAzulejos #Rossio #Viseu

Fontes:

Eu Amo Viseu

Eu Amo Viseu é uma página criada com o objectivo de divulgar o distrito de Viseu. Não só a cidade de Viseu mas todo o distrito. Para isso contamos com a ajuda dos nossos fãs esperando que nos enviem fotografias, cartazes, e toda a infomação que acharem importante sobre as suas zonas de residência. Desta forma pretendemos criar um comunidade de grande dimensão no nosso distrito que esteja sempre a par de actividades, noticias, eventos, conheça os locais mais bonitos da região e muito mais.

Show Comments»