0

Parque Aquilino Ribeiro, Viseu

Parque Aquilino Ribeiro, Viseu

Parque da Cidade

Parque Aquilino Ribeiro é um parque público localizado na cidade de Viseu, no distrito homónimo, em Portugal.

O Parque Aquilino Ribeiro é um dos pulmões da cidade de Viseu onde polulam, há séculos, grandes árvores e outras espécies vegetais, testemunhos do tempo em que aquele espaço pertenceu a uma quinta medieval e à cerca de um convento. O Parque Aquilino Ribeiro corresponde a uma parcela da antiga cerca do Convento de Santo António dos Capuchus, que fizera parte da medieval ” Quinta de Mançorim “. Em 1834 o convento de Santo António dos Capuchos deixa de estar instalado neste local, e logo o edifício e a cerca são requisitados para os mais diversos serviços e utilizações. Assim, em 1835, a Câmara pediu a cerca para passeio público e cemitério; em 1838 foi-lhe concedida a cerca e a alameda para viveiros de árvores, horta botânica e cemitério. O edifício foi requisitado no ano de 1936 para o Quartel de Caçadores n.º 2 e pedido pela Câmara para casa das suas sessões, estabelecimento da Roda dos Expostos, Casa da Livraria Pública e Hospedaria de oficinas. Em 1845 o edifício e a cerca são entregues para o Quartel de Infantaria 14 . Já no sec.XX, em 1955, o Quartel de Infantaria 14 é demolido para permitir a abertura da Avenida Salazar, hoje Avenida 25 de Abril, que partindo do Rossio se estendia em direcção à saída para Coimbra, absorvendo parte da cerca. De notar que, a mancha verde se prolongava até à rua Alexandre Herculano, restando ainda hoje, testemunhos visíveis. Desde então, a cidade de Viseu passou a dispor de um espaço verde público de grande beleza designado até 1974 como Parque da Cidade. A designação actual – Parque Aquilino Ribeiro – é com certeza a homenagem merecida do povo da beira ao grande beirão Aquilino Ribeiro.

No parque Aquilino Ribeiro estão a decorrer obras para criar um jardim sensorial, trata-se de um jardim destinado a pessoas invisuais, com caracteres em Braille para se tocar, cheirar e sentir as flores, como se as tivessem a ver, realmente.

parque aquilino ribeiro, parque da cidade de Viseu

Parque da cidade de Viseu

Parque antigo, ocupado desde 1635 pelos frades capuchos, a oferecer uma atmosfera romântica e tranquila e várias raridades botânicas. Situam-se neste parque a Igreja Barroca da Ordem Terceira de São Francisco e a capela seiscentista de Nossa Senhora das Vitórias. Dispõe ainda de uma biblioteca infantil, um court de ténis, um parque infantil e de um recinto para desportos radicais.

 

 

Parque Aquilino Ribeiro de cara lavada

O parque Aquilino Ribeiro em Viseu o também chamado de parque da cidade foi remodelado e ficou com outro ar.

Ao todo foram gastos 1,4 milhões de euros, na empreitada de Reinterpretação do Parque Aquilino Ribeiro em Viseu.

As alterações ficaram principalmente ao nível da presença vegetal no parque, o que no fundo tem de ser a imagem de marca de uma parque da cidade que muitas das vezes é o pulmão verde da mesma.

Este projecto resultou da candidatura da Câmara de Viseu apresentou a fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) .

O espaço está actualmente aberto entre as 8h00 e as 22h00 mas quando estiver construído e em exploração o futuro Bar/esplanada, actualmente em concurso público, passará  a vigorar o seguinte horário: nos meses de Outubro a Março – das 08h00 às 21h00; nos meses de Abril a Setembro – das 08h00 às 02h00.
A concessão terá a validade de 15 anos e a edificação deverá obedecer ao projecto apresentado pela câmara municipal, o anúncio  foi publicado no Diário da República nº 59, de Quinta-feira, 22 de Março de 2012.
A edificação para o Bar esplanada é uma construção que se desdobra em vários volumes cuja imagem se vai reproduzindo como uma caixa que se abre em sucessivas gavetas, construção aparentemente provisória, que só existe em consequência da presença da envolvente e se anula perante a expressividade das árvores. Uma plataforma lançada sobre a água permite uma especial relação de lazer com o sítio, de desfrute do deslumbrante ambiente oferecido pelo Parque.
Para a contemplação, o ensombramento resultante da pérgola viabiliza o ambiente sereno que o Parque proporciona.

 

Ash Tags: #ParqueAquilinoRibeiro #ParqueDaCidadeViseu #AquilinoRIbeiro #ParqueDaCidade #Viseu

Fontes:

Eu Amo Viseu

Eu Amo Viseu é uma página criada com o objectivo de divulgar o distrito de Viseu. Não só a cidade de Viseu mas todo o distrito. Para isso contamos com a ajuda dos nossos fãs esperando que nos enviem fotografias, cartazes, e toda a infomação que acharem importante sobre as suas zonas de residência. Desta forma pretendemos criar um comunidade de grande dimensão no nosso distrito que esteja sempre a par de actividades, noticias, eventos, conheça os locais mais bonitos da região e muito mais.

Show Comments»