0

Praça Dom Duarte

Praça Dom Duarte, Viseu, Portugal

 

A praça Dom Duarte que se situa na parte histórica da cidade, dá nome à estátua que possui, do rei de Portugal no período de 1391 a 1438. Dos edifícios existentes é de destacar a antiga casa do pintor Almeida e Silva que apresenta inúmeras pinturas do artista retratando ilustres conterrâneos. Do lado direito, temos a velha Torre de Alcáçova e a Varanda dos Cónegos da Catedral (na parte de trás). A poucos metros encontra-se a encantadora Praça da Misericórdia com a Catedral, o Museu Grão Vasco e a igreja da Misericórdia.
Praça D. Duarte

Praça D. Duarte

 

Estátua do Rei Dom Duarte

Esta estátua em bronze com cerca de 2,5m de altura, foi construída pelo escultor Álvaro de Bree para homenagear Dom Duarte. Encontra-se em cima de um pedestal em granito, no centro de uma praça, servindo de separador central de duas vias.

Estátua do Rei Dom Duarte, Viseu

Estátua do Rei Dom Duarte, Viseu

Monumento ao rei D. Duarte, constituído por uma estátua em bronze que representa o rei de pé, coroado e com vestes de cavaleiro, sobre um pedestal paralelepipédico facetado, assente em base trapezoidal, ambos de granito.
Nesta estátua o artista deu grande expressividade ao semblante do “monarca”, dando-lhe um ar suave e pensativo que foge à rigidez e hieratismo da estatuária preferida pelo Estado Novo, apesar de seguir uma linha classicizante com sobriedade na modelação, nota-se uma plástica com alguma expressão naturalista, afastando-se da plástica iniciada pelo escultor Francisco Franco com a estátua de Gonçalves Zarco (1928), Funchal.

 

Rei Dom Duarte

Duarte I de Portugal

D. Duarte I de Portugal (Viseu, 31 de Outubro de 1391 – Tomar, 9 de Setembro de 1438) foi o décimo-primeiro Rei de Portugal, cognominado o Eloquente pelo seu interesse pela cultura e pelas obras que escreveu. Filho de D. João I de Portugal e D. Filipa de Lencastre, desde cedo foi preparado para reinar como primogénito da ínclita geração. Em 1433sucedeu a seu pai. Num curto reinado de cinco anos deu continuidade à política exploração marítima e de conquistas em África. O seu irmão Henrique estabeleceu-se em Sagres, de onde dirigiu as primeiras navegações e, em 1434, Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador. Numa campanha mal sucedida a Tânger o seu irmão D. Fernando foi capturado e morreu em cativeiro. D. Duarte interessou-se pela cultura e escreveu várias obras, como o Leal Conselheiro e o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela. Preparava uma revisão da legislação portuguesa quando morreu, vitimado pela peste.

Ver mais sobre o Rei Dom Duarte.

Ash Tags: #PraçaDomDuarte #Praça #DomDuarte #Viseu

Fontes:

Eu Amo Viseu

Eu Amo Viseu é uma página criada com o objectivo de divulgar o distrito de Viseu. Não só a cidade de Viseu mas todo o distrito. Para isso contamos com a ajuda dos nossos fãs esperando que nos enviem fotografias, cartazes, e toda a infomação que acharem importante sobre as suas zonas de residência. Desta forma pretendemos criar um comunidade de grande dimensão no nosso distrito que esteja sempre a par de actividades, noticias, eventos, conheça os locais mais bonitos da região e muito mais.

Show Comments»